Querendo Mexer um pouquinho no motor do seu posante!
Confira e veja qual a melhor opção para você e no que vai mudar com isso.
Filtros Esportivos
Com as novas tecnologias empregadas atualmente os Filtros são responsáveis por 02 à 20 cavalos de potência na roda, sem o filtro existe perda. Claro que se você retirar o filtro original do seu carro, que não foi projetado para alta performance, o carro poderá andar e render um pouco mais, porém com um filtro esportivo esse rendimento pode ser otimizado. Mas para o ganho de potência aqui referido, irá depender de diversos outros fatores.
Comando de Válvulas
A troca do Comando de Válvula é mais comum nos carros antigos, sendo esta menos comum nos carros mais novos. Um dos comandos mais procurados é o "049G", usado nos veículos: Escort XR3 a partir 89, Passat GTS Pointer 1.8, Saveiro Sunset e Summer, Parati, Voyage GLS a partir de 93, alguns Santanas e Quantuns 2000 e o mais famoso de todos o do Gol GTS. O ganho de potência pode chegar de 4cv a 5cv, não sendo necessário mudanças em outros componentes para essa adaptação.
Escapamento 4x1
O Escapamento 4 em 1 (no caso de motor de 4 cilindros que é o mais comum) se diferencia dos escapamentos comuns, pela junção dos 4 canos que saem do motor e vão se juntar depois em 1 só cano (daí o nome 4 em 1), portanto as saídas são prolongadas, facilitando a saída dos gases do veículo, proporcionando uma melhora no rendimento dos carros de alta performance.
Cabos de Vela
Os Cabos de Vela tem a função de conduzir corrente para a explosão das velas. Para o seu maior aproveitamento, estes cabos podem ser substituidos. Para isto, existem cabos de vela com maiores espessuras (7.0mm, 8.0mm e 8.8mm) e materiais que oferecem menor resistência para a condução da descarga de corrente necessária para o funcionamento do motor do veículo.
Bobinas de Ignição
As Bobinas de Ignição de Alta Performance são bobinas especiais desenvolvidas para garantir maior performance em motores de rua e motores de competição (preparados em geral), proporcionando partidas mais rápidas, maior aceleração, menor consumo e maior vida útil das velas utilizadas no veículo.
Coletores
Os Coletores de um modo geral servem como passagem da substância ocasionada pela mistura do combustível do veículo com o ar, até o cabeçote. No entanto, para uma melhor performance, e alto aproveitamento, existem coletores fundidos em alumínio que passam por um polimento para melhorar a passagem da mistura ar/combustível no motor do veículo.
Corpo de Injeção
O Corpo de Injeção de veículos monoponto e multiponto, pode ser redimensionado. O diâmetro interno e a borboleta do corpo de injeção são aumentados de 5 a 8mm, permitindo que a passagem de ar/combustível seja maior. Os sensores de marcha lenta e de inclinação de borboleta recebem novas regulagens para fornecer informações para a central de gerenciamento eletrônica, a centralina.
Chip Remapeado
Trata-se de remapear ou trocar o Chip (micro controlador) da unidade de injeção eletrônica. As mudanças são: retirada do limitador de giros, que aumenta o fluxo de combustível, alteração do nível de oxigênio admitido na injeção, alteração do nível de poluentes admissível na emissão de gases, e mais algumas outras mudanças. Uma preparação deste tipo pode dar ao veículo aproximadamente de 8% à 10% a mais de potência no motor.
Aspirado
Aspirado "Simples": troca do comando de válvula, da polia regulável, do escapamento original por um 4 em 1, abertura do gicle (peça que controla a quantidade de combustível que será queimada pelo motor) e acerto da carburação. Aspirado "Forte": segue o mesmo procedimento da aspiração Simples com a diferença de colocar um carburado Webber (carburador), trabalhar o cabeçote, melhorar o sistema de ignição e etc.
Turbo
O Turbo compressor pode ser instalado na maioria dos veículos (há raras excessões), podem ter sua pressão variando de 0,5 ou 0,7 bar (recomendado para carros de rua que tem uso rotineiro) e de 1,5 até 3,0 bar de pressão (preparação "andadera") carros que possuem uma preparação boa para suportar toda essa "cavalaria", normalmente são carros que já possuem uma cilindrada maior ou que já possuem outras preparações.
Nitro
O Óxido Nitroso System (NOS) não é combustível, e sim um gás não inflamável composto por nitrogênio e oxigênio. Quando este gás é injetado sob alta pressão na câmara de combustão do motor juntamente com o combustível original do veículo, fornece mais oxigênio para a queima da mistura, gerando também uma explosão mais eficiente. Armazenado em um tanque de gás, o nitro é acionado depois de aproximadamente 3.000 RPM, por uma chave que arma todo o sistema. A preparação c/ nitro é considerada "forte" pois dá um acréscimo de 90cv na potência original do veículo.
Creditos: Allan Chapados
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