Caneta do tamanho de uma esferográfica é capaz de detectar se um carro está com a pintura original intacta ou se foi repintado
Caneta desenvolvida pela Checkauto tem o tamanho de uma esferográfica e é capaz de detectar se um carro está com a pintura original intacta ou se foi repintado. A utilização é bem simples: Basta puxar a ponta da caneta e encostar na lataria que um dispositivo indica se aquela parte do veículo foi repintada.
A caneta consiste em uma haste retrátil com uma graduação de cores (verde, amarelo e vermelho) e um ímã na ponta. Dependendo do tempo que o ímã demora para se soltar da lataria, a haste exibe uma cor diferente, indicando a espessura da camada de tinta aplicada naquele ponto do veículo.
A cor verde indica que a pintura é original, o amarelo significa que o carro recebeu, naquela área do teste, um reparo leve, e se aparecer vermelho, é sinal de que aquele ponto está coberto de uma grossa camada de tinta.
Quanto mais espessa for a camada de tinta, mais rápido o ímã na ponta da haste se solta – o que indica que mais vezes o carro foi pintado. E nos pontos em que o serviço de funilaria foi pesado, com a aplicação de massa plástica, o ímã da caneta nem chega a aderir à lataria.
O iG testou a caneta em um carro que havia sido pintado recentemente. O mecanismo funciona muito bem e, depois de algumas aplicações, é capaz de mostrar um resultado claro dos locais onde a camada de tinta está mais ou menos espessa, permitindo um diagnóstico acertado.
Contudo, como a ponta de contato é pequena, é preciso testar vários pontos do carro para se ter uma noção mais ampla. O aconselhável é que a caneta seja aplicada em diferentes partes de uma mesma peça para obter um resultado mais preciso da medição.
De acordo com Vladimir Pinheiro, gerente geral da Checkauto, o conceito de medição de pintura é antigo e bastante usado na Europa e nos Estados Unidos, onde se utilizam equipamentos sofisticados e de grande porte.
Para o usuário, o grande diferencial do novo equipamento é a praticidade. “Ela é pequena, leve e pode ser transportada até no bolso da camisa”, afirma. Embora seja mais voltada para concessionárias e lojistas, qualquer pessoa pode adquirir a caneta, que custa R$ 390,00.