Tuning
Melhor do que andar, com certeza é poder parar. Veja todas as dicas para equilibrar performance e segurança no seu carro "tunado".
Considerado como um passatempo, esporte e até mesmo uma arte, o tuning é a personalização de carros, imprimindo neles um pouco da personalidade de seu próprio dono não só na aparência, mas também na performance e sonorização. O significado da palavra tuning transmite esse espírito: “ajuste fino”, “adequar”, “sintonizar”.
As dimensões utilizadas no automóvel não influenciam apenas em sua aparência. E, como o tuning não é só beleza, a performance que seu carro vai adquirir após a personalização depende essencialmente das escolhas feitas no momento da “configuração”. De acordo com o aumento do aro da roda ou da largura do pneu, a performance será alterada. É muito importante conferir a tabela de performance antes de começar a transformação.
Tabela de Performance
História do Tuning
O tuning começou muito antes do que podemos imaginar! Nos anos 50 os jovens mais rebeldes já preparavam seus carros para corridas clandestinas e, insatisfeitos com o desempenho de seus veículos (principalmente por causa do peso), usavam pneus mais largos na traseira e motores mais fortes.
Com o passar do tempo, principalmente na década de 60, as grandes fábricas automotivas começaram a desenvolver veículos para vários segmentos. Assim, carros de mesma carroceria, porém de diferentes desempenhos, apareceram circulando pelas ruas. Estes carros eram enviados para testes nas pistas de corrida, o que elevava ainda mais o conceito de esportividade dos mesmos.
O marco da história do tuning no Brasil, que também é o marco mundial da consagração do tuning como vertente cultural e atividade econômica, foi o filme "Velozes e Furiosos". Após o filme, revistas especializadas em som automotivo e arrancada passaram a dar destaque aos carros que tinham características desta nova tendência.
As principais diferenças com relações ao filme, que poderiam ser considerados uma "regionalização", foram os veículos em si e o nível de preparação. No Brasil, boa parte dos automóveis “tunados” tinham motor de pequena cilindrada e eram modelos compactos. Gradativamente, essa tendência foi adquirindo espaço, inicialmente de forma isolada por aficionados por automóveis, que transformavam seus veículos em casa, oficinas e lojas de som, com os acessórios disponíveis no mercado, adesivos, e até mesmo peças artesanais. Hoje, o movimento no Brasil tem mais força, atrai mais investimento, e o mercado é crescente.
O que no começo era apenas preocupação com desempenho, tornou-se também preocupação com segurança. Melhor do que andar, com certeza é poder parar. Tudo foi pensado e até hoje vem sendo desenvolvido para adequar a performance à segurança.
Os estilos de carros tunados são muito variados, e aumentam a cada dia. Dependendo do país onde se realiza a personalização, o foco é diferente. O tuning alemão, por exemplo, dá mais importância às alterações mecânicas, ao contrário do francês, que investe nas aerografias (vinis e pintura). As dimensões utilizadas também variam de acordo com o país e, principalmente, do estado de conservação das vias urbanas e rodovias.
As dimensões mais utilizadas no Brasil
195/50 R 15 195/55 R 15
205/55 R 16 205/40 R 17
215/40 R 17 205/45 R 17
215/45 R 17 225/45 R 17
235/45 R 17
Algumas orientações e dicas sobre o tuning:
1 - Para obter um prazer de dirigir otimizado e uma facilidade de equilíbrio, realize uma perfeita centragem do pneu sobre o aro, respeitando os conselhos de instalação: lubrificação, montagem, enchimento e aperto;
2 - Usar a roda adequada em função da dimensão do pneu (ex.: respeitar largura máxima e mínima da roda);
3 - Para um bom comportamento e para preservar a longevidade dos pneus, certificar-se do correto ajuste da geometria do veículo.
E como o tuning é também uma forma de expressão, não deixe de consultar o dicionário de expressões e acelere!
Cuidados Importantes
Alguns cuidados devem ser observados ao personalizar seu veículo, de forma a adequar a performance esperada à segurança, sempre respeitando as normas e restrições existentes.
1. O diâmetro externo do conjunto original pneu/roda não pode ser alterado
Indicamos a seguir exemplos de alterações possíveis de serem feitas sem que o diâmetro externo do conjunto pneu /roda seja modificado:
Medida original do veículo: 185/65 R14
Alterações possíveis: 195/55 R15 e 205/40 R17
* Se houver alteração no diâmetro externo do conjunto montado, haverá adulteração das indicações fornecidas pelo hodômetro e pelo velocímetro.
2. O conjunto roda/pneu não deve ultrapassar o limite externo do para-lamas do veículo
O conjunto montado não pode entrar em contato com qualquer parte da mecânica e/ou da carroceria do veículo, estando ele em movimento ou parado.
3. É proibida a utilização de pneus cujos índices de performance e de carga sejam inferiores às especificações feitas pelo fabricante do veículo
As recomendações feitas acima decorrem da aplicação de normas técnicas e legais que devem ser observadas quando da realização do Tuning.
Fonte: Clube do Voyage