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terça-feira, 30 de março de 2010

Comparativo entre o Antessesor Kadett GSi vs Astra GSi


Após tempos sem um modelo mais esportivo na gama de produtos, a GM finalmente trouxe das cinzas a sigla GSi - Grand Sport Injection. Ela retorna apos sete anos a um chevrolet, no novo Astra hatch, versão quatro portas. O motor é basicamente o mesmo 2.0 16v dos primeiros Astra CD, com 136 cv, outro carro de boas recordações.

Estas lembranças remetem ao antecessor do Astra, o famoso Kadett GSi, que hoje tem até clube. Lançado em 1991 ele tomou o lugar do mítico Kadett GS, carburado e a álcool, e trazia respostas mais fortes ao acelerar. Foi feito até 1995. Mesmo havendo mais de uma decada separando os projetos de Astra e Kadett GSi estes dois Chevrolet se parecem bastante. Desde a mecânica até o visual esportivo e a boa dirigibilidade.

- Andadores -
Como são de épocas diferentes, os compactos-médios trazem soluções e tendencias distintas de motorização e acabamento, mantendo o mesmo conceito básico.Emquanto o Kadett tinha apenas carroceria duas portas (no Brasil), o Astra GSi chega somente na versão quatro portas, um pecado para alguns que relacionam esportividade com duas portas.

A linha de cintura do Kadett é mais baixa que a do Astra, Que segue a tendencia atual de carrocerias mais altas. Mesmo assim, o coeficiente aerodinâmico de ambos é igual: Cx de 0,30, um ótimo valor, principalmente para o Kadett (mais idoso) e que oferece pouca resistência ao "furar" o ar.

A distancia entre eixos, contudo, muda: 2,52 m para o Kadett e 2,61 m para o Astra que por isso, vai melhor em curvas de alta velocidade, mas perde agilidade nas de baixa, as quais o Kadett vence com facilidade e segurança.
Também ex
istem diferenças nas dimensões de carroceria. O comprimento do Astra é de 4,26 m e a largura 1,70 m. No Kadett são 4,00 m e 1,68 m, respecetivamente. No inicio dos anos 90, uma roda 14" (com 5,5 de largura) já era esportiva o bastante. O kadett seguia esta regra, com pneus 185/65.

O Astra ganha pontos nas rodas (as mesmas 16"x 6" do extinto Sport, produzido só em duas portas) e curiosamente tem pneus com a mesma altura do velho irmão (o série 65 do kadett e o 55 do Astra tem a mesma altura). Só que o 205/55 do novo GM é dois centímetros mais largo que o Kadett, o que garante maior estabilidade e um volante mais firme.

De resto ambos têm seus projetos pára-choques com spoiler - um um verdadeiro escudo no Astra 2003 -, além dos faróis de neblina conjugados e do interior diferenciado em relação ao restante da linha. O pára-choque trazeiro do Kadett trazia luz de neblina do lado esquerdo desde o GS, um charme esquecido no novo GSi.
Os Faróis do Astra GSi são do tipo canhão, com lentes plasticas. São eficientes em longa distancia, mas seu foco bastante marcado ilumina bem a frente e não os lados. Falta iluminação em curvas de serras travadas. O Kadett sempre primou por uma iluminação segura, sobretudo com eficientes milhas grandes e quadrados no parachoque. A lanterna traseira do kadett é fume com listras horisontais, com apelo mais esportivo que as brancas do Astra.

O grande trunfo do Astra - ainda mais no novo quatro portas - em relação ao Kadett, está no bom espaço interno - também devido ao entre-eixos maior. Melhora principalmente para quem vai atrás, No kadett os passageiros do banco trazeiro viviam no aperto. De resto ambos trazem boa ergonomia. O computador de bordo já exitia no Kadett e permanece no Astra, mais evoluido e como item de série.





Confira a materia completa aqui.

Valeu pessoal...